Na hora de trocar seu veículo muitas dúvidas podem surgir, especialmente em relação à parte financeira. Isso porque, nem todo mundo sabe como funciona um financiamento, quanto vale seu veículo usado, como funciona a troca, etc. Então hoje fizemos um manual com tudo que você precisa saber para trocar de carro, baseado em perguntas frequentes, feitas ao Google. Leia com atenção para se programar melhor!
Tabela Fipe: Preço do seu usado na troca de carro
Se você já possui um veículo, você poderá dá-lo como entrada no momento da troca. Mas como saber qual é o preço do carro usado? Como saber se a avaliação feita pela concessionária está com um preço justo? Vamos te explicar!
A Tabela Fipe é a principal referência quando o assunto é o valor do carro usado. Os índices são calculados todos os anos considerando o preço dos veículos em todo o território nacional. Portanto, para saber o preço do seu carro basta acessar o site da Tabela Fipe e preencher com informações como marca, ano, modelo, etc.
No entanto, é preciso entender que o valor pago pelo seu veículo não necessariamente será o valor da Tabela Fipe. Nesse sentido, o veículo deverá passar por uma avaliação antes de a revendedora fazer uma oferta. Portanto o valor da Tabela Fipe serve apenas como base, para que você tenha uma noção de quanto vale seu automóvel no mercado.
Além disso, é preciso levar em consideração que a concessionária que irá ficar com seu veículo terá todo o trabalho de prepará-lo para a revenda e precisa obter lucro com esse trâmite. Por isso nenhuma concessionária pagará 100% do valor da Tabela Fipe no seu usado. A Azul Veículos oferece excelentes condições para a troca do seu veículo e valoriza o seu usado na troca. Traga seu veículo até uma de nossas lojas para uma avaliação.
Taxa de juros de financiamento de veículo
Depois de ter o seu veículo avaliado, é hora de fazer os cálculos para saber como ficará o valor da parcela, com a taxa de juros.
A taxa de juros pode variar de acordo com o valor que será financiado e com o score do cliente. No entanto, para quem deseja ter uma estimativa da taxa de juros que será aplicada, é necessário levar em consideração a taxa básica de juros, isto é, a Taxa Selic.
O cálculo para a taxa de juros é um pouco complexo, então o Banco Central desenvolveu essa calculadora de juros disponível em seu site. Clique aqui para acessar. Assim ficará mais fácil saber como a troca do veículo impactará seu orçamento.
A Azul Veículos facilita o financiamento com as melhores condições de pagamento. Traga seu usado e vamos negociar. Nosso showroom tem as melhores opções para você!
Impostos do veículo
Após trocar de carro, você precisará recolher os seguintes impostos: IPVA, DPVAT e licenciamento. Se o veículo adquirido for seminovo, terá que custear ainda a taxa de transferência veicular, que dependendo do Estado pode variar entre 150 e 250 reais.
O IPVA é o imposto recolhido anualmente. É o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, cuja alíquota em São Paulo é de 4% em cima do valor do veículo. Além do IPVA, outro imposto anual é o licenciamento, cujo valor varia de estado para estado.
O DPVAT é o seguro obrigatório que nos últimos anos gerou bastante polêmica. Isso porque havia uma medida provisória em 2019 que desobrigava o pagamento deste. Porém a medida acabou caducando sem ser votada. Portanto nos próximos anos é possível que continue a ser cobrado anualmente.
Declarar carro no imposto de renda
Por fim, outra informação importante que você precisa saber para trocar de carro é que todas as vezes que você adquire um bem, como um novo veículo, você deve informar à Receita Federal.
Para isso, você deverá preencher a ficha “Bens e Direitos”, com o código 21 – Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto, etc.”. Em seguida é necessário informar o número do Renavam e no campo “Discriminação” informar detalhes sobre o novo veículo (marca, ano, modelo, etc), loja onde foi adquirido, valor pago e forma de pagamento, lembrando que se a forma for financiamento, você deverá informar somente o valor pago dentro do ano de exercício.
Acompanhe o Blog da Azul semanalmente para saber tudo sobre veículos e nos siga nas redes sociais!