O que fazer em caso de sinistro?

Sinistro é toda situação que cause danos ou prejuízos a um bem segurado. Ou seja, a partir do momento em que é feito um seguro sobre o bem, qualquer acidente que ocorra com custo é encarado como sinistro. Mas e se acontecer com você, você saberia o que fazer? Vamos te mostrar passo a passo do que fazer após um sinistro.

Primeiros passos do que fazer em caso de sinistro

Primeiramente devemos manter toda a calma possível. Independente da situação, quando estamos centrados e com a cabeça tranquila, as decisões tomadas são melhores. Respire fundo e siga nossas dicas para  resolver a situação da melhor maneira.

Em acidentes com feridos, o primeiro e mais urgente passo é entrar em contato com o Serviço de Atendimento Móvel Ambulatorial (SAMU) pelo número 192. A dica de ouro aqui é não tentar movimentar nem mexer nas pessoas feridas, salvo em casos de risco de explosão ou outro perigo, como atropelamento na pista. Todo o atendimento deve ser realizado por profissionais especializados para que não exista nenhum agravamento da lesão, mesmo quando a pessoa aparenta estar bem.

Não se esqueça de sinalizar ao máximo o local do acidente para evitar que novos sinistros ocorram. Nesse sentido, o triângulo e o pisca alerta são itens fundamentais para sinalização. O triângulo deve estar posicionado a aproximadamente 30 metros do acidente ou, quando em rodovias, a pelo menos 80 metros. Além disso, também é possível utilizar galhos de árvores para ajudar na sinalização, desde que não ofereçam riscos aos demais condutores na via.

Uma boa maneira de evitar a ocorrência de sinistros é  garantindo que seu veículo esteja em boas condições e com as revisões em dia. A manutenção preventiva é uma das melhores formas de prevenir acidentes e alguns problemas comuns podem ser facilmente evitados.

Gaste todo o tempo necessário

Em acidentes sem feridos e que os veículos envolvidos tenham condições de se movimentar, é ideal posicioná-los fora das vias imediatamente. Esse comportamento possibilita que as partes envolvidas possam conversar com mais tranquilidade, não atrapalhando o trânsito.

O procedimento pode variar de acordo com a seguradora dos veículos, mas a regra geral é que devemos juntar o máximo de provas, testemunhas ou evidências possíveis do sinistro. Nesse sentido, é melhor escolher bem o seu seguro para evitar surpresas desagradáveis quando você mais precisar dele.

O passo mais importante em relação aos veículos que se envolveram em um sinistro é valer-se de todas as possibilidades de documentar a ocorrência. Então pode fotografar, criar vídeos e anotar os dados dos condutores. Lembre-se: o melhor é sempre pecar pelo excesso. Do mesmo modo, não se esqueça de fotografar o ambiente do sinistro e a CNH dos condutores que se acidentaram, essas imagens podem ser muito úteis.

Feito isso, faça o Boletim de Ocorrência e entre em contato com sua seguradora ou corretor de seguros, que irá te orientar sobre cada procedimento a ser realizado para o conserto do veículo. No entanto, se o seu veículo sofrer perda total em razão do sinistro, nossos vendedores poderão te auxiliar a encontrar um veículo dentro do valor pago pelo seguro, com excelentes condições, para que você continue rodando. Visite uma de nossas lojas!

Compartilhar: