Filtros de ar e de óleo: quando trocar?

Às vezes esquecemos que nosso veículo é uma máquina com inúmeras peças e componentes e que, com o tempo, precisamos trocar algumas delas. Nesse sentido, não existe fórmula mágica ou prevenção que resolva o problema. Esse é o caso dos filtros de ar e de óleo, que quando perdem a capacidade de realizar sua função, devem ser trocados ou problemas maiores aparecerão. Mas você sabe quando trocar?

Os filtros em geral têm a função de impedir que partículas indesejadas entrem nos componentes veiculares e causem danos, principalmente ao motor. Por isso, quando seu funcionamento está comprometido, geralmente em razão do desgaste pelo tempo de uso, o motor começa a perder potência. Então o consumo de combustível fica maior, além de poder causar avarias a outras peças pelas impurezas que deveriam ser filtradas.

A boa notícia é que a troca dessas peças geralmente não tem valor elevado e são feitas rapidamente em oficinas Então sua única preocupação é se lembrar de efetuar a troca. 

O filtro de ar

O filtro de ar, quando funcionando corretamente, impede que as impurezas que circulam no ambiente cheguem diretamente ao interior do motor. Assim, ele evita que exista o acúmulo de sujeira no sistema de injeção.

As recomendações dos fabricantes de veículos mudam de acordo com o local e condição das vias que você costuma rodar. Em vias urbanas a recomendação é de troca a cada 10 mil quilômetros. Já em ambientes rurais, convém trocar o filtro a cada 5 mil quilômetros, devido às partículas de terra e poeira.

Uma dica interessante é que não se deve limpar os filtros de ar com jatos de ar comprimido, pois seus poros, que realizam a filtragem do ar, são sensíveis e podem se romper, danificando a peça. Então o ideal é trocar por um novo.

O filtro de óleo

Realizar uma manutenção preventiva em seu veículo é sempre a melhor opção, pois isso reduz os gastos com reparos grandes e diminui as chances de acidente. As peças pequenas podem passar a impressão que exercem uma função irrelevante, porém esse não é o caso do filtro de óleo.

O óleo lubrificante tem como função minimizar o atrito entre as partes móveis do motor e garantir que elas desempenhem sua função com mais facilidade e menos desgaste. Ainda assim, algumas partículas são criadas com o funcionamento do carro e, através do filtro de óleo, são recolhidas e deixam de causar dano às peças. 

Quando não trocados dentro do prazo recomendado, os filtros de óleo podem causar aquecimento, maior consumo de combustíveis e menor desempenho. Por isso a troca também é uma boa maneira de economizar combustível. Em casos extremos, filtros de óleo velhos podem até mesmo fundir o motor. 

A recomendação dos fabricantes é trocar o filtro do óleo no mesmo momento em que for realizar a troca do óleo lubrificante, o que varia em cada tipo de motor mas que, em média, deve ser feito a cada 10 mil quilômetros rodados.

Não mantenha o mesmo filtro quando trocar o óleo lubrificante, pois as partículas presentes no filtro rapidamente irão se espalhar no óleo novo, diminuindo sua vida útil.
Em resumo, a cada 10 mil quilômetros rodados, deve haver a troca dos filtros de ar e óleo, salvo condições ou veículos em situação especial. Sua troca garante o pleno funcionamento de partes extremamente importantes para seu veículo.

De olho na troca de veículo

E quando for trocar de automóvel, é ideal observar se essas manutenções foram feitas no veículo seminovo. Todos os veículos que entram no estoque da Azul Veículos passam por um check-up em nosso centro automotivo, então não se preocupe se for comprar ou vender conosco.

Compartilhar: