Quando pensamos na compra e venda de veículos, uma dúvida muito comum é sobre toda documentação necessária para fechar negócio. Mais que isso, também é necessário se atentar a detalhes para ter certeza de que a documentação é válida e está em dia. Por isso a Azul Veículos facilita a sua vida e te dá todas as dicas sobre a documentação para compra e venda de veículos. Então vamos conferir?
Cuidados especiais na compra de veículos seminovos
Primeiramente, antes de falarmos sobre a documentação, alguns cuidados são necessários na hora de adquirir um veículo seminovo. Nesse sentido, o recomendado é solicitar o número do Renavam e verificar junto ao Detran se o automóvel possui alguma pendência ou dívida, como impostos atrasados, multas ou bloqueios que impedem a transferência. Esse procedimento é fundamental para garantir a compra de um veículo com boa procedência e não ter problemas depois.
Outra dica importante é checar se o número do chassi é o mesmo em todas as partes do carro para evitar cair em qualquer tipo de fraude ou comprar um veículo adulterado.
Além disso, o comprador também deve verificar se o veículo ainda possui parcelas em aberto do financiamento. Afinal, é uma situação muito comum a dos proprietários que vendem seus veículos antes da quitação. Isso não é impeditivo para adquirir o veículo, porém é importante saber se existem parcelas a pagar antes de iniciar a negociação e elas devem ser quitadas para que o carro possa ser transferido ao comprador.
Documentação para compra e venda de veículos
Depois de checar todas essas informações e se certificar de que o veículo não possui nenhum fator impeditivo para a aquisição é hora de separar a documentação, tanto do vendedor quanto do comprador. A documentação para compra e venda de veículos usados é basicamente a mesma que a solicitada para aquisição de veículos 0km. Então separe os seguintes documentos:
- CNH ou RG e CPF tanto do comprador como do vendedor;
- Certificado de Registro do Veículo (CRV);
- Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e);
- Formulário do Renavam (disponível no site do Detran) quando há alguma modificação no veículo;
- Comprovante de endereço do comprador.
Atenção: Desde maio de 2020, o licenciamento passou a ser digital. Também desde janeiro de 2021, o CRLV-e passou a valer como Certificado de Registro do Veículo (CRV) e Certificado de Licenciamento Anual (CLA). Portanto, ao reunir a documentação para a venda do veículo, verifique se o CRV é físico (documento verde) ou se já está disponível no digital.
Orientações para fechar um bom negócio
Antes de comprar um veículo seminovo, atente-se a alguns pontos importantes:
- Desconfie de preços muito abaixo do mercado. Consulte sempre a tabela Fipe para saber quanto custa o veículo que pretende adquirir ou vender.
- Após comunicar a venda ao cartório, fique com uma cópia autenticada do CRV com os dados do comprador e assinado por ele.
- Atente-se ao prazo para a transferência de propriedade do veículo, que deve ser feita em até 30 dias corridos. Após esse prazo o novo dono receberá uma multa e perderá cinco pontos na CNH.
Adquira seu seminovo com procedência na Azul Veículos. Confie na experiência de quem trabalha para oferecer o veículo ideal com as melhores condições. Nós cuidamos de todo o procedimento para compra e venda de veículos com segurança para ambas as partes , pois contamos com um despachante interno para te auxiliar na compra do seu veículo. Então faça uma visita ao nosso showroom!