Conheça os tipos de faróis para veículos

Um dos componentes que todos os veículos têm, os faróis se apresentam de diversas formas e tipos. Além disso, cada tipo de farol tem uma finalidade diferente, com benefícios e desvantagens. Então conheça os principais tipos de faróis para veículos e saiba qual utilizar em cada situação. Lembre-se, o uso correto dos faróis proporciona um ambiente mais seguro para todos os motoristas.

Essenciais em estradas e períodos com baixa iluminação, estes componentes se dividem pela funcionalidade e pelos materiais usados em sua constituição. Vale reforçar que a falta ou a utilização incorreta dos faróis pode gerar multas, conforme dispõe o Código de Trânsito Brasileiro

Tipos de faróis e sua utilidade

Partindo dos mais usuais, temos os faróis alto, baixo e farolete, disponíveis em todos os modelos de veículos no Brasil, cuja utilização depende da necessidade. 

Farolete

O farolete, também conhecido como luz de posição, está localizado no farol dianteiro do carro, mostrando a posição do veículo. Este tipo de luz faz com que se tenha uma melhor noção do tamanho do veículo. Por isso, geralmente estão posicionadas nas laterais, na parte frontal e traseira de um veículo. Ele também é chamado, popular e erroneamente, de lanterna.

Farol baixo

O farol baixo é o mais indicado para o período da noite, já que sua iluminação é para frente e não causa ofuscamento aos outros. Nesse sentido, cabe mencionar que é obrigatório o uso de farol baixo à noite e, em algumas circunstâncias, durante o dia, quando transitamos em túneis e rodovias, favorecendo a visibilidade, tudo de acordo com a Lei 14.071/2020.

Farol alto

O farol alto, como o próprio nome sugere, proporciona mais visibilidade ao condutor. Porém seu uso deve ter mais cautela, em vias onde a iluminação seja muito fraca e quando não houver outros carros trafegando, especialmente na direção contrária, como estradas de zonas rurais. Isso porque sua iluminação maior e mais incisiva pode causar ofuscamento em outros condutores, que pode resultar em acidente de trânsito.

Farol de neblina

Os faróis de neblina ficam posicionados mais abaixo – na parte inferior do parachoque dianteiro – dos faróis e são recomendados para iluminar a via para o motorista, e não propriamente outros veículos. Nesse sentido, seu uso se dá em condições de baixa visibilidade, especialmente neblina intensa. Eles são frequentemente confundidos com os faróis de milha, explicados abaixo.

Farol de milha

Os faróis de milha, mais intensos e posicionados como o farol alto, devem ser utilizados com a maior atenção. Idealizados para veículos off-road, são perfeitos para locais sem nenhuma iluminação. Então, vale lembrar que seu uso em perímetro urbano pode gerar multas.

Recentemente foram incluídas na legislação a DRL (do inglês Daytime Running Light, traduzida como luz diurna de rodagem) que são luzes fortes que funcionam o tempo todo, e se acendem assim que o carro é ligado.  Seu objetivo é aumentar a visibilidade do carro durante o dia, mas é importante ressaltar que as DRL não servem para outras situações em que se deve usar farol baixo, como circulação à noite ou em túneis.

Tipos de lâmpadas em faróis

As lâmpadas mais comuns e utilizadas na maioria dos veículos brasileiros são as halógenas. Seu custo de produção baixo favorece o barateamento da linha de produção, sendo mais utilizadas nos modelos populares. Essas lâmpadas são compostas por filamento incandescente e mistura de gases nobres e têm durabilidade média de 1.000 horas.

As lâmpadas LED são mais econômicas e eficientes, mas ainda tem um custo um pouco maior que as halógenas. Atualmente, vêm em veículos médios e melhores e produzem uma luz azulada e mais intensa. Por não apresentarem filamento, têm vida útil maior, em torno de 5.000 horas.

Por fim, as lâmpadas xênon utilizam gás xenônio para produzir sua luminosidade, maior que as halógenas, porém inferiores às de LED. Atualmente existem algumas restrições no uso de tais equipamentos quando não são itens de fábrica. Por isso, caso queira instalar em seu veículo, é melhor procurar uma oficina especialista em feróis para não correr risco de infringir a legislação.
Os faróis, além de serem itens essenciais, também conferem beleza e estilo aos veículos. Então, que tal conhecer alguns modelos com muita sofisticação para trocar de carro? Nosso showroom tem o carro certo para você, com a estética e as funcionalidades que mais te agradam. Confira no link!

Compartilhar: