Como calcular a autonomia do veículo?

Saber algumas informações sobre o veículo que pretendemos comprar é sempre um bom negócio. Afinal, isso proporciona mais segurança ao rodar e torna sua vida mais fácil de programar, diminuindo as surpresas e aborrecimentos.

A autonomia do veículo é uma destas informações que o comprador deve sempre pesquisar e ter em mente, principalmente os motoristas que costumam rodar bastante e querem diminuir os custos. Assim, a pergunta que deve ser feita é: você sabe mesmo como calcular a autonomia do seu veículo? 

A autonomia veicular é a distância que é possível percorrer com um tanque cheio de combustível, ou nos carros elétricos, com a carga total, antes que seja necessário o reabastecimento. 

Essa informação corresponde ao que chamamos de “consumo do veículo”. Portanto, ela é especialmente importante para evitar o risco de parar no acostamento por falta de combustível, em locais onde não existe posto próximo. Nesse sentido, é interessante lembrar que a “pane seca” é uma infração de trânsito passível de multa, além de causar inúmeros transtornos e gastos.

Como calcular a autonomia do veículo?

O procedimento para encontrar a autonomia de um veículo é simples e pode ser feito em qualquer automóvel. Para isso, será necessário somente encher o tanque por duas vezes e fazer algumas contas simples.

Primeiro abasteça o veículo até o tanque ficar cheio e anote a quilometragem apontada no hodômetro do carro. Para ilustrar, usaremos como exemplo 19.100 km rodados. Percorra qualquer distância satisfatória que tenha interesse, sem mudar o modo como dirige, isto é, sem grandes arranques ou com uma velocidade muito abaixo do normal.

Então, na próxima vez que for ao posto de combustível, abasteça até ter o tanque cheio novamente, anotando a quantidade de combustível utilizada para completar o tanque. Alguns modelos contam com o hodômetro parcial, que pode ser zerado e facilita o processo. No exemplo, completamos o tanque com 26 litros de gasolina. 

O próximo passo é conferir qual a quilometragem que o hodômetro aponta e subtrair o número inicial. Em nosso exemplo o novo número é 19.451 km, ou seja, rodamos 351 quilômetros com 26 litros de combustível. Então, com essas informações, basta dividir os quilômetros pelos litros e conseguir o valor do km rodado, isto é, a autonomia do seu veículo. Em nosso exemplo obtivemos 13,5 km por litro. 

Se o seu atual veículo não estiver apresentando uma boa autonomia, conheça nossas 3 dicas para economizar combustível.

Computador de bordo

Os carros mais recentes possuem computadores de bordo que realmente facilitam nossa vida quando pensamos em autonomia e economia de combustível. Eles fazem, automaticamente, todas as contas necessárias e nos apresentam os valores a cada instante.

É bom lembrar que vários fatores influenciam o consumo do nosso veículo. Por exemplo, uma pessoa que dirige mais ofensivamente, acelerando e arrancado mais e sempre com o ar-condicionado ligado, consome mais combustível que uma pessoa que, no mesmo veículo, acelera menos e deixa o ar-condicionado desligado.

A beleza dos computadores de bordo mais modernos é que não importa como dirigimos, os números sempre serão verdadeiros, pois eles levam em conta todas as variantes de consumo, como rotação do motor em troca de marcha, ar condicionado, aceleração e muitos outros.

Padrões diferentes pelo mundo

Ao redor do mundo existem várias formas de apresentar a autonomia dos veículos e, quando pesquisamos sobre carros importados, podemos nos deparar com números fora do nosso costume.

Nos carros europeus é comum o valor ser apresentado como litros a cada 100 quilômetros rodados. Já os modelos americanos apresentam indicadores utilizando milhas por galão, as medidas-padrão estadunidenses. 

E se você procura trocar seu veículo por um com maior autonomia saiba que a Azul Veículos tem o melhor showroom de seminovos. Faça uma visita e encontre um modelo mais recente e econômico. Seu orçamento sentirá essa diferença!

Compartilhar: