É proibido usar insulfilm no carro?

O insulfilm, ou película veicular para escurecimento dos vidros, oferece maior conforto contra a luminosidade, além de proteção contra os raios UV e aumento de privacidade. Aqui, em nosso país, é um acessório muito popular, mas devemos nos precaver na hora da instalação, pois algumas opções não são permitidas. Afinal, é proibido usar insulfilm no carro?

De maneira simplificada, a melhor resposta sobre a permissão do uso do insulfilm é sim, desde que seguidas as regras e orientações do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito). Aqui vale a mesma ideia que aplicamos para o uso de engates, desde que se respeite todas as medidas não existe motivo para preocupação.

A resolução 960 do CONTRAN

O CONTRAN é o órgão máximo de trânsito no Brasil, organizando e regulamentando todas as políticas nacionais, além de coordenar os demais órgãos de trânsito. Com relação ao insulfilm, publicou a resolução 960, com entrada em vigor em 2022, a qual revoga todas as demais, que determina a utilização das películas.

A regra determina quais películas podem ser usadas de acordo com seu índice de transmissão luminosa, ou seja, porcentagem de luz que atravessa a película. Ainda, os limites podem variar de acordo com o vidro onde irá instalar o insulfilm.

Nos vidros frontal dianteiro e nas janelas laterais dianteiras, a transmissão luminosa não pode ser inferior a 70%. Já no vidro traseiro e nos das janelas laterais traseiras a transmissão luminosa não pode ser inferior a 28%.  Hoje em dia existem até algumas películas que prometem proteção contra pequenas batidas e tentativas de quebra do vidro, que podem ser utilizadas desde que estejam dentro da transmissão luminosa adequada.

Alterando a regra antiga, a nova resolução do CONTRAN não faz diferenciação sobre a cor dos vidros.

Películas proibidas

Ainda existem algumas películas que, mesmo com o índice de transmissão luminosa dentro dos limites legais, têm proibição por lei. É o caso do insulfilm refletivo ou opaco, que impedem totalmente a passagem de luz.

Além disso, é necessário que as películas utilizadas tenham a chancela com a marca do instalador, além do índice de transmissão. Por outro lado, os vidros de teto (teto-solar) e os veículos blindados estão isentos das exigências legais.

Vale a pena lembrar que a famosa película G5 não deve ser instalada, pois não está de acordo com a resolução. Da mesma forma que películas que tenham bolhas também são restritas, visto que comprometem o campo de visão.
Caso apareça uma dúvida, procure sempre um local certificado e confiável para a aplicação do insulfilm. E lembre-se, nosso blog pode tirar todas as suas dúvidas sobre veículos!

Compartilhar: