Todos os carros estão sujeitos a problemas mecânicos, que podem ser desde um grande problema com o motor até algo mais simples, como bateria arriada. Foi sair de casa e o automóvel não ligou, não deu nenhum sinal de vida? Muito provável que você ficou sem bateria. Veja como fazer a chupeta no carro!
Os motivos podem ser os mais variados: quando ficamos com o veículo muito tempo parado ou esquecemos de desligar os faróis ou o rádio. Todo esse consumo esgota a sua bateria.
O problema é que o motor de partida, responsável por transformar a energia elétrica em mecânica, utiliza a bateria. Por isso, quando ela está sem carga, nós viramos a chave mas não conseguimos dar a partida. Se isso acontecer com você, veja como fazer a transferência de carga, também conhecida como “chupeta”, no carro e seguir em frente.
Como começar?
Com apenas alguns passos seu carro vai estar prontinho. Tudo que precisamos para recarregar a bateria arriada são: Um cabo para transmissão da carga e um automóvel com a bateria funcionando ou uma segunda bateria com carga e em bom estado.
Você pode encontrar o cabo para fazer “chupeta” em mecânicas e lojas de peças para veículos. , vale a pena ter um no carro para eventualidades.
Recomendamos estacionar o veículo com a bateria funcionando de frente ou próximo ao capô do veículo com a bateria arriada. Isso porque, como vamos utilizar os cabos para realizar o procedimento, é necessário que a distância entre as duas baterias seja pequena.
Antes de iniciar todo o processo é indicado desligar todos os equipamentos elétricos nos dois veículos, a fim de minimizar as possibilidades de danos de descarga elétrica.
A ordem a ser seguida
Os cabos de transmissão/ligação direta têm cores diferentes para auxiliar a encontrar as mesmas pontas sem nenhum risco. Normalmente esses cabos são um na cor vermelha e o outro na cor preta.
Com os carros desligados, a forma mais segura é ligar uma ponta no pólo negativo (indicado pelo sinal -) da bateria do carro sem carga e depois ligar a outra ponta, da mesma cor, no pólo negativo (-) da bateria do carro com carga.
Posteriormente, faça o mesmo procedimento com as pontas da outra cor do cabo de ligação, ligando o pólo positivo (indicado pelo sinal + ou a cor vermelha) do carro sem carga e a outra ponta da mesma cor no pólo positivo (+) do carro com carga.
Agora basta dar a partida no carro com a bateria em funcionamento, aguardar 1 ou 2 minutos e tentar ligar o carro que precisou da chupeta. Com os dois carros ligados, aguarde 5 minutos para concluir a recarga. Então desligue os dois veículos e retire os cabos na ordem contrária.
Dicas importantes para fazer a “chupeta” no carro
Vale a pena lembrar que a “chupeta” não estraga a bateria nem diminui sua vida útil. Porém uma bateria que precisa de “chupeta” pode já estar em má condição. Nesse sentido, é recomendável buscar uma assistência técnica para efetuar a troca.
Outro ponto é que fazer a “chupeta” no carro deve ser somente em casos de necessidade. E após o procedimento é necessário andar com o veículo por pelo menos 30 a 40 minutos para que a bateria recarregue totalmente. Se após todos esses procedimentos o carro insistir em não ligar, é sinal de que a bateria deve ser substituída o quanto antes.
Se você não possui outro veículo ou alguém que possa te ajudar, a maioria das seguradoras oferece o serviço de auxílio para esse tipo de situação. Então se ficar sem bateria, não hesite em entrar em contato.
O problema pode acontecer tanto com carros novos como com carros seminovos. Quem compra carros na Azul Veículos leva pra casa um veículo que passou por uma inspeção criteriosa, com todos os componentes em perfeitas condições de uso. Visite o nosso showroom e adquira seu seminovo com garantia de procedência.