Vale a pena comprar carro de leilão?

À primeira vista os carros provenientes de leilão colocam um certo medo nos consumidores mais conservadores. As dúvidas sempre aparecem quando falamos sobre esse tipo de compra de veículo. Então para esclarecer mais sobre o assunto,  a compra de veículos em leilão pode ser uma loteria: Ou será um ótimo negócio ou uma dor de cabeça sem fim. Afinal, será que vale a pena comprar um carro de leilão?

Primeiramente, é importante frisar que quando o assunto é comprar carro de leilão cada negociação é única, e que não existe uma fórmula mágica para você só fazer bons negócios. A imprevisibilidade é grande. Então antes de trocar de carro comprando um do leilão, leia nossas recomendações.

A dica mais importante é ouvir a opinião de quem já está mais habituado com esse tipo de negociação. Isso para evitar ofertas que parecem muito maravilhosas à primeira vista, pois o barato pode te dar um grande prejuízo.

Leia tudo com muita atenção

Independente de qual é a origem, qual o tipo de leilão ou quais as condições do veículo, devemos nos atentar para o edital do leilão. Afinal, o edital é o que determina algumas obrigações fundamentais na compra e que, quando não lido com atenção, podem esconder armadilhas na hora da compra.

As informações no edital podem variar de acordo com o tipo de leilão. Por isso, preste atenção redobrada nas informações sobre a origem do leilão, a condição dos veículos, quais são as taxas que devem ser pagas, a existência de multas ou impostos em atraso e sobre quem recai a obrigação de quitá-las. Nesse sentido, a regra geral é que o comprador deve assumir o pagamento dos impostos e multas em atraso do veículo adquirido em leilão.

Seja como for, caso surja alguma dúvida sobre um assunto abordado no edital, não hesite em entrar em contato com o leiloeiro e obter a resposta diretamente. Afinal, os riscos são grandes e podem ser traduzidos em valores mais altos do que o esperado.

Durante o leilão de carro

Algumas precauções são importantes para garantir que nenhuma surpresa apareça. Uma boa dica é sentar na mesa com papel, caneta e uma calculadora nas mãos para somar as taxas do leiloeiro e do pátio, IPVA e multas atrasados.

Um alerta importante é que no leilão de carros os pagamentos todos devem ser feitos à vista, então você precisará dispor de toda a quantia em sua conta bancária. Além disso, uma vez arrematado, o prazo para a quitação é de apenas 48 horas. 

No dia do leilão é praticamente impossível verificar com atenção as condições dos carros. Neste sentido é interessante realizar uma visita anterior ao leilão para ver com calma todos os pontos positivos e negativos dos carros pré-selecionados. Porém, diferentemente de uma loja de veículos, no leilão não é possível fazer um teste drive e os carros não passam por um check-up.

Por isso, caso não tenha conhecimento sobre automóveis, você precisará pagar um mecânico para olhar o veículo. No entanto, vale lembrar que mesmo assim isso não garante que o veículo esteja em boas condições, afinal não é possível ligá-lo, somente verificar a lataria, alinhamento das portas, pneus, sinais de reparo no motor e porta-malas.

Além disso, não existem informações sobre os donos anteriores, o que está ali a mostra é a realidade que pode ser sua, sem nenhuma garantia de procedência. 

Vale a pena comprar carro de leilão?

Depois de todos os custos já descritos aqui, ainda é recomendado reservar algum dinheiro para uma revisão e reparo no veículo. Afinal trata-se de um seminovo, com componentes que sofrem desgastes naturais e é certo que algumas peças deverão ser trocadas. Outro ponto importante é que o veículo de leilão não tem nenhuma garantia, então prepare-se para arcar com qualquer acontecimento depois que tirá-lo do pátio.

Por último, cabe lembrar que dependendo da origem do leilão a desvalorização do veículo é bem maior que a dos veículos adquiridos em revendas especializadas. Além disso, algumas seguradoras podem se negar a segurar o carro ou oferecer apenas apólices com valor inferior à tabela FIPE.

Então respondendo à pergunta: Vale a pena? Depende! Cada leilão acontece de uma forma e os carros ali oferecidos podem ou não ser bons. Evidentemente que os valores pedidos pelos veículos são mais baixos, porém é necessário considerar que não existe facilidade de pagamento e a soma de tudo que deverá ser pago e mais a manutenção do veículo pode sair mais cara do que a aquisição de um veículo em uma loja. Então se você é do tipo de cliente que prefere não correr nenhum tipo de risco na troca do seu carro, consulte a equipe da Azul Veículos. Temos um Showroom completo, de veículos com procedência, e excelentes condições de pagamento para você rodar tranquilo. 

Compartilhar: