Como funciona a pressão dos pneus e como verificá-la?

Os pneus são componentes muito importantes do seu veículo. Quando estão em boas condições, trazem segurança e tranquilidade. Porém, em más condições, podem provocar multas e até mesmo acidentes. A pressão do ar dentro dos pneus não deve ser negligenciada, pois interfere diretamente na qualidade da direção e durabilidade dos pneus. Será que você realmente sabe como funciona a pressão dos pneus e como verificá-la? 

O que é a pressão dos pneus?

A pressão dos pneus é a quantidade de ar que colocamos dentro dele e que exerce uma força expansiva para mantê-lo firme. Essa força é medida através de regramentos internacionais e traduzidas em números que facilitam nossa medição. Aqui no Brasil utilizamos a medida PSI (pound per square inch – libra por polegada quadrada).

As montadoras trazem no manual do proprietário qual é a pressão ideal para cada modelo, levando em consideração todo o conjunto do veículo e não somente o aro do pneu. Por exemplo, um mesmo pneu equipado em um Fiat Argo pode ter a pressão ideal diferente de um equipado em uma Fiat Strada, tudo em razão do tipo do veículo, carga, amortecedores entre outros componentes.

O conjunto de pneus deve ser calibrado de acordo com as recomendações da montadora. Afinal, quando ficam cheios demais acabam diminuindo a aderência em curvas, o que pode ser perigoso em alta velocidade, e facilitam o acúmulo de calor, tornando explosões mais prováveis, além de desgastar mais o centro dos pneus. Por outro lado, com os pneus com pressão inferior à indicada, a dirigibilidade torna-se lenta e mais custosa, desgastando mais as bordas dos pneus, reduzindo sua vida útil.

Benefícios de pneus com a pressão correta

Os benefícios dos pneus calibrados com a pressão correta são muitos. Os mais importantes são: direção com maior suavidade e controle nas curvas, trazendo mais segurança e estabilidade; menor desgaste, garantindo maior tempo de vida; consumo de combustível reduzido; e menor risco de aquaplanagem em dias de chuva.. 

Quando devo calibrar?

Recomenda-se que a calibragem dos pneus seja feita semanalmente ou no máximo a cada 15 dias, garantindo que a pressão esteja sempre dentro dos padrões recomendados. As lojas especializadas em pneus contam com bons aparelhos, revisados com mais frequência, para verificar a pressão e enchê-los. No entanto, o mais comum é que a verificação seja realizada nos postos de combustível. 

Uma dica importante é não menosprezar o estepe quando calibramos os pneus. Todos nós estamos sujeitos a uma adversidade e nunca sabemos quando iremos utilizar o estepe. Por isso é melhor deixá-lo sempre calibrado. Recomenda-se que a pressão para o estepe seja de uma ou duas libras a mais que o indicado no manual, pois como fica parado no porta-malas ele tende a esvaziar com o tempo.

Como é o procedimento?

Nos calibradores comuns a leitura é feita pela máquina após a mangueira ser inserida no bico do pneu. Se a pressão do interior do pneu for maior do que a programada na máquina, o ar é liberado. Se a pressão for inferior, o que é mais comum, o pneu é inflado até chegar à pressão programada, quando a máquina emite um alarme, indicando o final do procedimento.

Em resumo, é sempre uma boa ideia deixar um lembrete para aferir a pressão dos pneus com frequência. Isso  não só evita o desgaste natural como também previne os riscos que não fazer a troca de pneus carecas. Acompanhe o Blog da Azul semanalmente para aprender a cuidar melhor do seu veículo! 

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