Os carros elétricos estão conquistando cada vez mais espaço no mercado automotivo. No Brasil o crescimento ainda é tímido, porém a frota aumenta em ritmo acelerado a nível mundial. Essa tecnologia possui vantagens e desvantagens em relação aos carros de motor à combustão. Vamos conhecer quais são elas, mas antes é preciso saber quais são os tipos de carro elétrico.
4 tipos de carros elétricos
Atualmente existem diversos tipos de carros elétricos, com diferentes tecnologias. Os 4 principais são:
- Veículo elétrico híbrido (HEV): Como o próprio nome diz, é um veículo híbrido que utiliza combustíveis fósseis e eletricidade para funcionar. A ideia deste modelo é ganhar eficiência e economia de combustíveis.
- Veículo elétrico híbrido plug in (PHEV): Este tipo permite que o proprietário recarregue sua bateria em um ponto específico com carregador para que o veículo opere sem utilizar combustível até o fim da carga.
- Veículo elétrico a bateria (BEV): Este é o protótipo ideal do que se pensa para veículos elétricos no futuro. Ao contrário dos anteriores, ele funciona apenas com eletricidade, e deve ter sua bateria sempre recarregada para circular.
- Veículo elétrico a célula de combustível (FCEV): Este é um modelo abastecido com hidrogênio nas células de combustível, que é o responsável por gerar energia quando em contato com o ar.
Desvantagens dos carros elétricos
Como vimos no descritivo dos tipos de carros elétricos, a principal desvantagem ainda é a autonomia da bateria. O desafio consiste em desenvolver baterias cada vez mais tecnológicas que ofereçam um bom desempenho e ao mesmo tempo que não demandem tantas recargas. Além disso, essas baterias precisam ser pequenas e leves o suficiente para serem viáveis em veículos.
Por ainda serem novidade no mercado automotivo, os pontos de recarga ainda são bem escassos, especialmente no Brasil. Por isso, essa também é uma desvantagem desse tipo de veículo.
Também temos que acrescentar às desvantagens a importante questão do tempo que as baterias levam para serem recarregadas. Isso quer dizer que, para chegarem perto da autonomia dos veículos à combustão, os veículos elétricos precisam de maior tempo (às vezes horas) parados nos pontos de abastecimento, ao contrário dos veículos à combustão que são abastecidos em poucos minutos.
Mesmo com todo o avanço da tecnologia, os carros elétricos ainda custam mais caro que os veículos com motor a combustão. Isso deve mudar com o passar dos anos à medida que a popularização da tecnologia avança e seus custos de produção diminuem.
Vantagens dos carros elétricos
Embora existam algumas desvantagens importantes nos carros elétricos, os pontos positivos também aparecem em peso. Isso justifica o uso da tecnologia principalmente na questão da sustentabilidade (ecológica), já que esses veículos poluem muito menos o meio ambiente em razão da não produção de gases tóxicos em seu uso diário.
Ainda que os carros elétricos tenham um custo inicial mais elevado quando comparados aos carros à combustão da mesma categoria, tal diferença no preço diminui quando pensamos que o valor do km rodado pelos carros elétricos é de metade a dois terços do valor rodado pelo tradicional. Deste modo, no longo prazo justifica-se a opção da compra do carro elétrico pelo preço dos combustíveis fósseis.
Aliado ao custo menor de consumo, outra vantagem é a manutenção automotiva, cujo custo é bem mais leve para o bolso do comprador do carro elétrico. Isso porque esse veículo possui menos peças passíveis de problemas. Além disso, seus sistemas de resfriamento são mais simples, não sendo necessária a troca de óleo, velas, filtros e correias, o que reduz drasticamente o gasto final com o veículo.
Outra vantagem que o sistema elétrico apresenta é quanto ao torque do motor, que mesmo em carros elétricos mais simples chega a se equiparar aos famosos carros de luxo à combustão. Assim é possível alcançar a aceleração e velocidade máxima em um tempo muito menor que seus concorrentes dependentes de combustível fóssil. Mais uma boa notícia para os amantes da direção é que, em razão da maior proximidade do motor ao solo, a dirigibilidade e controle dos carros elétricos é muito melhor, trazendo uma experiência muito mais agradável ao conduzir o veículo.
Para conhecer mais vantagens e desvantagens de cada veículo e fazer a melhor escolha ao trocar de carro, visite uma de nossas lojas e consulte a nossa equipe!