Pensando em comprar um carro novo ou usado dos seus sonhos? Fica sempre a dúvida e a gente está aqui pra que você decida pelo melhor. Mas como se faz uma decisão dessas? O que devemos levar em conta na hora de escolher entre as duas opções? A seguir, alguns passos para você tomar a decisão certa.
Veja quanto você dará de entrada e nas parcelas do financiamento
Um dos mais importantes passos é o valor que você terá de pagar pelo carro que deseja. Afinal, precisamos ser realistas e entender qual é a faixa de preço que é possível pagar sem se complicar financeiramente. E aí vem mais uma dúvida: à vista ou financiado. O que é mais vantajoso?
O primeiro passo para decidir se você comprará um carro novo ou usado é determinar o valor que você pode pagar pelo automóvel. No caso de financiamento, não assume nenhuma parcela maior do que 30% da sua renda mensal.
Considere os gastos mensais com o veículo
Você não deve levar em conta apenas o preço do carro e as parcelas do financiamento ao decidir entre comprar um carro novo ou usado. Existem outros gastos que devem ser considerados.
O primeiro deles é o da manutenção preventiva. Cada modelo de carro tem um custo específico de revisão, que é calculado com base na dificuldade mecânica do automóvel, na facilidade de encontrar uma revisão e no preço das peças de substituição.
Normalmente, o seminovo tem custo de manutenção um pouco maior, porque a revisão dos sistemas e das peças devem ser feitas a partir de determinados quilômetros. Por exemplo, depois de andar 20 mil quilômetros, é recomendado trocar o filtro do motor do automóvel. Quanto mais o carro andar, mais ele precisará trocar as suas peças.
Leve em conta também os “custos escondidos” dos carros
Além do valor da entrada, das parcelas do financiamento e da revisão do carro, é importante também levar em conta os “custos escondidos”: impostos, licenciamento e desvalorização. Assim que o seu carro novo sai da concessionária, ele começa a perder valor. Em média, um automóvel perde de 10 a 20% de valor no seu primeiro ano.
Já os carros usados costumam desvalorizar menos, pois já perderam a maior parte do seu valor nos primeiros anos de uso. Outro gasto a se levar em conta é o IPVA.
Que tipo de carro você quer?
Escolher entre um carro novo ou usado não é só ujma questão de lógica. Envolve principalmente suas emoções, seu estilo. E também a conveniência. Se é para passeio ou cidade, pra família toda ou só pra curtir com a namorada. Isso é tão importante quanto ver o preço ou outros gastos. Por isso, procure por modelos que correspondam à sua necessidade e use os filtros financeiros apenas para ver qual desses carros caberá no seu bolso.
Confiabilidade na compra: outro detalhe importante.
Muitas pessoas pensam em comprar carro usado com um conhecido, numa dessas Feiras ou de algum particular na Internet. Isso normalmente não é uma boa ideia. O ideal é uma concessionária ou rede de lojas idôneas. O segredo para escolher entre um carro novo ou usado, no fim das contas, é encontrar o equilíbrio entre o dinheiro, seu estilo de vida, as vantagens e desvantagens e aquilo que o seu coração quer conquistar. E conte com a gente pra tudo ficar azul em sua decisão.