Ao adquirir um carro, saiba que nem tudo são flores e comodidade. Mesmo com todos os cuidados e manutenção em dia, você pode ser surpreendido por alguns problemas que são comuns em carros. Conheça os 5 mais comuns e como evitá-los.
1 – Pane elétrica
Carros cada vez mais modernos e cheios de tecnologia demandam muito mais capacidade elétrica para funcionar, exigindo cada vez desse sistema. Nesse sentido, a pane elétrica é um dos problemas mais comuns em carros e acontece quando componentes do sistema elétrico veicular apresentam defeitos e não funcionam corretamente, causando muitas vezes a parada total.
Então vale a pena ficar de olho nos primeiros sinais para evitar a pane elétrica como dificuldade para ligar o automóvel, bateria vazando ácido, equipamentos eletrônicos apresentando falhas, etc.
Uma maneira de evitar a pane elétrica é substituir a bateria conforme a recomendação do fabricante, mesmo que ela ainda esteja funcionando. Além disso, não recomenda-se instalar equipamentos elétricos extras (dvd, telas, amplificadores e outros) sem que haja um preparo na parte elétrica.
2 – Superaquecimento
O motor a combustão funciona com a queima controlada de combustível, o que gera altas temperaturas. Por isso é necessário todo um sistema para o resfriamento do motor para que tudo funcione perfeitamente por longos períodos. No entanto, em algumas situações pode acontecer o superaquecimento quando esse sistema de arrefecimento não funciona corretamente. Nesse sentido, o sistema atinge temperaturas acima das suportadas pelas peças, o que irá causar grandes prejuízos.
Uma maneira de evitar o aquecimento é sempre verificar no painel do veículo a temperatura do motor. Então, caso fique acima do limite ou acenda a luz vermelha de superaquecimento, recomenda-se parar imediatamente e procurar assistência especializada.
Outra forma de prevenir danos é sempre completar o nível de água do motor com o fluido recomendado pelo fabricante. Porém, observe a frequência com que tem que fazê-lo, pois caso se repita por muitas vezes é sinal de que algo está errado e você deve levar o veículo para uma avaliação.
3 – Pneus danificados
Os pneus ficam em contato constante com o solo e por isso sofrem muito mais desgaste que as demais partes do veículo. Andar com pneus danificados ou em mau estado de conservação, além de ser passível de multas e apreensão do veículo, podem gerar acidentes sérios.
É importante que os pneus tenham todas suas ranhuras e que estejam alinhados e balanceados. Conheça mais motivos para realizar a troca dos pneus periodicamente.
4 – Falta de combustível
A pane seca, ou falta de combustível, também é um dos problemas mais comuns em carros e pode te deixar na mão nos piores momentos. Além de ser uma infração de trânsito, a falta de combustível pode causar problemas mecânicos e altos prejuízos.
Para prevenir o problema, é simples: não deixe o combustível chegar na reserva! Em casos de viagens mais longas ou com poucas opções para abastecimento é melhor planejar rotas com paradas para abastecimento. Aprenda a calcular a autonomia do seu veículo para evitar a pane seca.
5 – Correia dentada
Outro problema muito comum em carros é o desgaste e rompimento da correia dentada. Por isso, os proprietários de veículos devem estar sempre atentos ao estado da peça. Quando ela se rompe o motor trava pois se perde a sincronia entre pistões e válvulas, além de parar o funcionamento da bomba de óleo..
Recomendamos trocar a correia dentada sempre que adquirir um novo carro onde não se tenha o histórico de manutenção. Siga sempre as recomendações do fabricante e, em caso de veículos semi-novos, consulte um especialista e faça uma avaliação.
Dirigir o carro dos seus sonhos é uma emoção inexplicável e, quando seguimos as orientações e manutenções preventivas, reduzimos drasticamente as possibilidades de problemas e gastos extras.
O nosso showroom é montado somente com veículos que passaram por avaliações e inspeções por especialistas para prevenir esses tipos de problemas. Consulte nossa equipe e marque uma visita.