Recém-habilitados costumam prestar mais atenção em todos os aspectos do trânsito. Porém, com o passar do tempo, algumas regrinhas essenciais são esquecidas. Por isso, hoje a Azul Veículos irá recordar 5 dessas regras básicas para que você evite erros comuns no trânsito.
Uso de celular
O uso de telefones quando dirigimos está entre as principais causas de mortes no trânsito no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), a prática só não mata mais que excesso de velocidade e dirigir embriagado.
No entanto, nós utilizamos muito os celulares em nossa rotina, seja para a comunicação com a família ou para trabalho. Então caso precise muito utilizar o aparelho, é melhor que você pare o veículo em algum local apropriado. Lembre-se que aquela olhadinha rápida no smartphone pode custar uma vida.
Ao estacionar
Ao estacionar devemos verificar se a vaga pretendida está disponível e se não é reservada para situações ou pessoas em especial. Por isso, mesmo que seja rápido, não estacione em local impróprio! Este é um dos erros mais comuns no trânsito e pode causar grandes transtornos, além de ser uma infração.
Além disso, não é permitido estacionar a menos de cinco metros de esquinas , bem como quando paramos afastados em mais de cinquenta centímetros do meio-fio. Então preste atenção e não cometa estes erros.
Velocidade da via
Normalmente a preocupação mais corriqueira é não ultrapassar a velocidade máxima da via, até mesmo por conta dos radares e por ser uma infração de trânsito. Mas você sabia que transitar em velocidade inferior à metade da velocidade máxima também é passível de multa? Dirigir devagar demais também pode ser muito perigoso!
Quando estiver em dúvida, transite pela faixa da direita e confira a velocidade nas placas de sinalização, os cuidados extras que você toma ao dirigir garantem maior segurança para todos.
Fumar ao conduzir
Por ser um costume comum e até retratado em filmes, podemos pensar que fumar e conduzir o veículo não é um erro ou falha no trânsito, porém o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) dispõe em contrário.
A fundamentação para a infração é que ao dirigir devemos sempre estar com as duas mãos no volante, só sendo permitida a retirada para trocar de marcha. Ao fumar o motorista não cumpre com essa exigência, que pode trazer riscos aos motoristas e pedestres em caso de necessidade de uma resposta rápida.
Então, caso a vontade de fumar seja muito grande, faça aquele pit stop em um local apropriado e retome a direção somente quando tiver terminado.
Beber e dirigir
Não existe nenhuma desculpa para transitar alcoolizado. Consumir bebida alcoólica e depois pegar o carro é um dos maiores erros que o motorista pode cometer.
Dirigir embriagado, além de infração de trânsito com multa severa, coloca em risco a sua vida e a dos outros. Nunca cometa essa falha!
Planejar o motorista da rodada, que não consome bebidas alcoólicas e leva todos os amigos em segurança para seu destino, pode ser uma solução. Outra saída é valer-se dos transportes públicos ou por aplicativos para chegar onde pretende, uma vida vale mais do que minutos de diversão.
Acompanhe o Blog da Azul Veículos semanalmente para ficar por dentro de todas as nossas dicas e dirigir com muito mais segurança!